PDBFF

Área de Relevante Interesse Ecológico

ARIE

A Área de Relevante Interesse Ecológico Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (ARIE PDBFF) é uma unidade de conservação federal criada em 1985 para proteger o desenho experimental do PDBFF.

Por essa razão é composta de 23 unidades de diferentes tamanhos, distribuídas ao longo do ramal ZF3 dentro do Distrito Agropecuário da SUFRAMA (DAS). Esses polígonos deveriam todos ter sua área de entorno desmatada (isolados) seguindo a proposta de ocupação agropastoril da região implementada no final da década de 1970 quando o PDBFF foi criado. No entanto, apenas 11 deles foram isolados, os demais permaneceram demarcados dentro de áreas de floresta contínua e são utilizados como áreas controle dos estudos desenvolvidos no PDBFF.

Embora seja uma das menores unidades de conservação da Amazônia brasileira, é uma das áreas com maior acúmulo de conhecimento sobre a biodiversidade e a floresta.

O decreto de criação da ARIE estabelece a co-gestão da unidade pela ICMBio e o INPA.

Em 2010, o ICMBio designou um chefe para a ARIE e em 2012, o processo de elaboração do primeiro Plano de Manejo foi iniciado. No ano de 2015 foi criado o primeiro Conselho Consultivo da ARIE. 

Informações mais detalhadas sobre a ARIE podem ser encontradas no site do ICMBio.

Quer ser um(a) amigo(a) do projeto?

Sua doação ajudará na formação de jovens cientistas, na manutenção de nossas bases de pesquisa e financiar pesquisas sobre biodiversidade, ecologia e conservação florestal na Amazônia.

PDBFF

Há mais de 40 anos estudamos os impactos causados pelo processo de fragmentação da floresta Amazônica sobre uma grande diversidade de espécies. O PDBFF tem o compromisso de contribuir com a conservação da Amazônia a partir do desenvolvimento da ciência na região.

Entre em contato

Nossa localização

 PDBFF © 2024 – Todos os Direitos Reservados